quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Conheça um pouco da história do nosso patrono


Martinho Schlude(O.S.B.) é o nome do nosso antigo vigário, pertencente a Ordem de Săo Bento, se ordenou em 15 de dezembro de 1940, de nacionalidade alemă, năo se naturalizou brasileiro, mas oficiosamente pertencente a nossa pátria, porque desde 1934, nos honrou com a sua presença. Começou seus estudos sacerdotais ainda na Alemanha e, transferido para o Mosteiro de Săo Bento na Bahia. Posteriormente veio fazer o seminário maior em Tręs Poços onde se ordenou. No decorrer de 1941, assumiu a Paróquia N.S. da Conceiçăo aqui em Pinheiral. Havia naquela época uma igreja pequena construída em 1928, cuja torre permanece até hoje ao lado da Igreja Matriz.
A vila cresceu e para a construçăo de um Templo maior D. Martinho pediu ajuda e foi prontamente atendido, pelos seus fiéis e durante a obra foi um dos pedreiros. É o atendimento que ele fazia nas capelas de Pinheiral, Km7(Estrada de Pinheiral-Arrozal), Fazenda Santa Angélica e fazenda do Salto eram feitos ŕ pé, de bicicleta e mais tarde num Fordinho 29. Como todo Benedito fez o voto de pobreza. Quem muito ajudou a Dom Martinho foram os padres colegas de Seminário, principalmente o reitor D.Merrado. Durante os anos em que viveu aqui em Pinheiral poucas foram as vezes em que foi visitar os seus familiares na Alemanha, pois ele falava que sua família estava aqui em Pinheiral.
Dom Martinho faleceu no dia 23 de julho de 1984. Segundo atestado de óbito, determina como “Causa Mortis”, uma parada respiratória, em decorrência de outras endemias como: pneumonia bacteriana, hérnia estrangulada e desidratação. Seu corpo não resistiu a essas doenças, devido desnutrição, pois se alimentava muito pouco.

0 comentários: